Planograma é a apresentação organizada e padronizada de produtos no ponto de venda, de forma a facilitar a decisão de compra dos consumidores. O planograma beneficia lojas através da melhoria da organização de gôndolas e prateleiras de produtos expostos, possibilitando aos compradores a escolha de sua marca ou produto preferido com facilidade.
Segundo especialistas do setor, um mapa bem-feito das mercadorias nas gôndolas é capaz de elevar o valor do tíquete médio em cerca de 30%. Além disso, para a implementação do planograma devem ser considerados fatores como local do ponto de venda, quantidade de espaço na prateleira, comportamento de compra e participação nas vendas das diferentes marcas apresentadas.
O Planograma entra em ação, estudando a forma mais adequada para adaptação desses produtos dentro dos espaços de venda, ajudando assim, a facilitar a decisão de compra do consumidor final.
Passo a passo para a organização do planograma
- Classificação e segmentação de produtos e ofertas, conforme as características do público-alvo.
- Entenda o seu consumidor, qual a sua dinâmica de compra na loja? E assim defina os espaços mais apropriados para a exposição dos produtos.
- Entenda os objetos de cada marca no portfólio destinada para diferentes necessidades dos clientes.
- Crie uma comunicação dos espaços dentro da loja, deixando mercadorias definidas a partir das necessidades dos consumidores.
- Conheça a região da sua loja e o seu consumidor-alvo, assim será mais fácil organizar um mix apropriado de produtos e ofertas para oferecer.
- Mantenha estoques adequados, garanta a presença dos produtos que ficam expostos sempre. Ter o controle diário de vendas e revisão semanal do ticket médio irão auxiliar a manter os estoques em dia de produtos com maior giro.
Os 4 pilares do planograma
A distribuição dos produtos no layout da farmácia deve seguir os 4 pilares essenciais: A separação de marcas, a visibilidade, a acessibilidade e a disponibilidade.
- Separação das marcas – É fundamental uma frente para cada produto exposto, obedecendo ao conceito de frente do produto.
- Visibilidade – Respeite a parte frontal da embalagem, é o local com a chamada principal do produto como nome e características.
- Acessibilidade – Os artigos de marcas com maior volume devem ficar na altura média do consumidor-alvo. No caso de produtos para o público infantil, as prateleiras inferiores são as mais importantes.
- Disponibilidade – Evite ao máximo a falta de produtos. Com a organização em ordem, o consumidor tende a buscar sua marca preferida no ponto visto pela última vez.
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