Dicionário do Mercado FARMA

ABRAFARMA – Associação Brasileia de Farmácias, que compreende grandes redes do varejo farmacêutico.

CONSUMER HEALTH – É a divisão de consumo das empresas, ou seja, que contemplam produtos não prescritos.

CURVA ABC – São os produtos mais representativos em termos de volume para o negócio, sendo o A mas representativo.

FARMACIAS INDEPENDENTES – São farmácias não associadas ou filiadas a nenhum tipo de associação, possuindo gestão independente de qualquer agrupamento ou rede.

GC – Gerenciamento de Categorias – É um processo composto por várias vertentes que visa estruturar a loja de acordo com cada categoria, potencializando e a explorando através da execução no PDV. Engloba mix de produtos, preço, exposição, materiais de visibilidade etc.

HBN – É a categoria de Higiene, Beleza e Nutrição.

IQVIA – Empresa que mede o mercado através de dados estatísticos pelo sell out (venda) que informado para eles pelos distribuidores.

MAT – É o período de 12 meses móveis referente a determinado mês de parâmetro. Por exemplo, o período MAT ago/18 compreende de set/17 a ago/18. A sigla significa “móvel annual total”, ou seja, ano total móvel.

MIP – São medicamentos isentos de prescrição, que não necessitam de receituário médico para serem adquiridos pelos clientes

OL – Significa “operação logística”, tratando-se do processo da venda realizada pelo laboratório e a entrega realizada pelo operador logístico, ou seja, pelo distribuidor.

OTC – A sigla “over the conter” significa “fora do balcão”. Dessa forma, contemplam os produtos que devem ficar fora do balcão, área destinada apenas para medicamentos prescritos.

PBM – Significa “Programa de benefício do medicamento”, e se trata de um programa que contempla produtos de uso contínuo que tem como objetivo tornar os medicamentos propagados mais viáveis ao consumidor, através de descontos agressivos para o cliente final, combatendo assim a troca de receituário para medicamentos genérico.

PDV – Ponto de Venda

PMC – É o “preço máximo ao consumidor”, ou seja, o preço controlado pelo governo da venda dos produtos para as lojas. Não há alteração de acordo com o desconto, como o PPP.

PPP – É o preço líquido de custo para a farmácia, calculado através da subtração do preço fábrica versus desconto do produto.

PREÇO DE FÁBRICA – É o preço base do produto controlado negociado entre o laboratório e o governo. Produtos liberados não possuem preço fábrica negociado pelo governo.

REDES CORPORATIVAS – São redes que possuem no mínimo 5 lojas na mesma raiz de CNPJ, que não estão filiadas a Abrafarma ou associativismo/franquia.

YTD – É o período que compreende o primeiro dia do ano até a data atual. A sigla significa “year to date”, ou seja, ano até a data.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email