Pare de ser apenas mais uma farmácia: O poder do posicionamento estratégico

Em uma rua com três farmácias, o que faz um cliente caminhar alguns metros a mais para
entrar na sua? Se a sua resposta imediata for “preço”, você pode estar perdendo a maior
oportunidade do seu negócio. O sucesso no varejo farmacêutico atual vai muito além das
etiquetas. Trata-se de posicionamento.

Posicionamento, como destacamos em nosso e-book, é simplesmente “ocupar um lugar bem
definido na mente do seu potencial cliente”. Ele é a resposta para a pergunta: “Pelo que a
minha farmácia é conhecida?”

Você pode ser conhecido por:

  • O melhor atendimento: Sua equipe conhece os clientes pelo nome e oferece um
    cuidado farmacêutico excepcional.
  • A especialista: Foco em dermocosméticos, produtos naturais ou cuidados para
    diabéticos, por exemplo.
  • A mais conveniente: localização privilegiada, estacionamento fácil, entregas rápidas.
  • A inovadora: Oferece serviços diferenciados, como testes rápidos e acompanhamento
    Farmacoterápico.

O grande erro é tentar ser tudo para todos. Como diz o ditado: “Quem quer ser tudo para todos
não é nada para ninguém”. Uma farmácia sem um posicionamento claro se torna apenas mais
uma opção, e a única forma de competir se torna o preço – uma batalha sangrenta e,
geralmente, perdida para as grandes redes.

Como começar a definir seu posicionamento?

  1. Olhe para dentro: Qual é o seu maior diferencial hoje? Pelo que seus clientes atuais te
    elogiam?
  2. Olhe para fora: O que seus concorrentes fazem bem? Onde eles falham? Existe uma
    lacuna no mercado que você pode preencher?
  3. Comunique com clareza: Uma vez definido seu posicionamento, todas as suas ações
    – do layout da loja à comunicação nas redes sociais – devem reforçar essa imagem.

Uma parceria para fortalecer sua identidade​
Definir e comunicar um posicionamento claro exige estratégia e inteligência de mercado. É
preciso conhecer a fundo seus clientes e concorrentes. E se você pudesse ter acesso a
ferramentas que fazem exatamente isso?

Na Farmagnus, programas como o PEC (Programa de Estratégias Competitivas) e o Bússola
foram criados para fornecer dados reais sobre seu mercado, ajudando você a tomar as
melhores decisões. Não se trata de mudar quem você é, mas de potencializar seu maior valor.

Vamos juntos encontrar e fortalecer o posicionamento da sua farmácia? Fale com a
equipe Farmagnus!

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